A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), recentemente publicou o livro Agricultura 5.0, que trata de novas tecnologias voltadas para o campo. Nessa 5ª revolução no setor agrícola o processamento de dados e automação tem como pilares o aumento de produtividade, a sustentabilidade e a lucratividade. Por meio de taxas de aplicações variáveis de insumos (fertilizantes e defensivos) bem como extração de dados para orientar as tomadas de decisões na lavoura, os agricultores conseguem ser mais assertivos.
A perfeita junção entre campo e tecnologia, com a adesão de sistemas como a Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (A.I), possibilitaram um novo patamar para produção em larga escala. Dentre outros benefícios, com auxilio da tecnologia é possível acessar análises de solo georreferenciadas, mapeamento das áreas via satélite, maquinários para melhor semeadura, pulverização com drones, implementação de sistemas de gestão integrada.
Cada vez mais os empresários do setor estão optando por ferramentas que possibilitem gestão mais eficiente e que agregam seus principais pontos desta revolução. Paralelo a isso, a sustentabilidade vem como forte tendência, refletindo demandas globais de práticas conservacionistas e responsáveis, seguindo como tema indispensável no setor agrícola. Respondendo a consciência ambiental juntamente com busca por equilíbrio entre produção e preservação estudo como agricultura de baixo carbono e a agricultura regenerativa vem ganhando destaque .
Produtores rurais estão cada vez mais voltando seus esforços para técnicas que não apenas minimizam as emissões de carbono, mas também promovem a saúde do solo, biodiversidade e resiliência ecossistêmica. Essa transição para práticas sustentáveis não apenas atende às demandas do mercado global, mas também fortalece a resiliência do setor agrícola diante das mudanças climáticas, maximizam a eficiência do uso da terra, contribuem para a mitigação de impactos negativos no meio ambiente, sendo uma estratégia vital para assegurar a viabilidade a longo prazo do setor.
FONTEs:
https://www.myfarm.com.br/tendencias-do-agronegocio-2024/
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/80971051/agricultura-50-e-tema-de-novo-livro
Leave A Comment